São José dos Campos

/

jul 11, 2022

Reflexão significativa: uma abordagem prática

AUTOR

huia

ASSUNTO

Educação

COMPARTILHE

Neste artigo, a autora Cathryn Berger Kaye, uma das palestrantes do Sphere International Seminar deste ano, discute a reflexão como instrumento de autorregulação e potencialização da aprendizagem.

A reflexão pode maximizar a aprendizagem se os professores compreenderem as práticas reflexivas e souberem como modelá-las para os alunos.

O termo reflexão remonta ao latim tardio reflexio, o ato de se curvar, do latim reflectere. Hoje, refletir muitas vezes significa ter um novo olhar sobre o que vimos, fizemos e aprendemos. Portanto, pare um momento agora. Pare de ler este artigo e dobre fisicamente ou olhe para trás. O que acontece? Depois de conduzir este exercício simples com educadores ou alunos, peço que reflitam sobre o que aconteceu a partir desse movimento. Suas respostas incluem comentários sobre: como ganhar uma perspectiva nova (ou diferente), esticar ou virar, ver algo anteriormente despercebido e declarações sobre ser “bom para se movimentar”. O exercício pode até tê-los acordado um pouco mais – tudo por meio de um momento de reflexão. Isso cria um caminho para a exploração.
Alt text

O valor da reflexão


O que é reflexão em um sentido prático e cotidiano? A jornada para a reflexão oferece oportunidades para experiências que são tão diversas quanto os próprios alunos e tão flexíveis e criativas quanto a imaginação. Por que explorar a reflexão? Afirmo que a reflexão é um processo subutilizado e muitas vezes mal compreendido. Em algumas situações, a reflexão é apenas mais uma tarefa a ser cumprida e as reflexões refletem essa atitude:

Frequentemente, quando solicitados por um professor a refletir sobre o comando respondendo a uma questão específica em um momento específico, os alunos procuram descobrir o que o professor deseja e, então, escrever respostas aceitáveis. O que seria necessário para que eles se engajassem autenticamente e apreciassem o processo de reflexão, para aguardar a oportunidade com entusiasmo? Como os professores podem encorajar os alunos a deixar de completar “uma reflexão” para se tornarem reflexivos por escolha?

A reflexão tem vários propósitos diferentes, dentre eles os seguintes:

A reflexão pode ser informativa. A reflexão pode aprofundar a compreensão e o aprendizado, oferecendo um ponto de vista de relevância pessoal. Os alunos podem aplicar conhecimentos e habilidades com uma nova perspectiva. O processo pode convidar os alunos a diferenciar entre cognição (pensamentos) e afeto (sentimentos). Com essa lente, os alunos podem examinar o micro (os pequenos momentos mais significativos) e o macro (a totalidade da experiência).

A reflexão pode ser generativa. Quando generativa, a reflexão pode orientar os alunos a considerarem o que teria sido feito de forma diferente em uma situação. Novas ideias podem surgir. Os alunos podem levantar questões de maior profundidade para provocar mais conectividade com o que está sendo vivenciado e tomar decisões futuras com um olhar mais atento. Se feita de forma colaborativa, a reflexão pode levar um grupo inteiro a diante.

A reflexão pode ser transformadora. A reflexão se alinha com um propósito-chave da educação: obter uma maior compreensão de si mesmo e dos outros. Um momento reflexivo oferece o potencial para o aprendizado essencial. Em vez de ser reativo a situações, uma prática ou hábito de reflexão ajuda os alunos a saber como e quando pressionar o botão de pausa e ter o tempo necessário para extrair significado de experiências atuais, recentes ou cumulativas. Os alunos podem ganhar um senso de integridade à medida que constroem suas experiências individuais e percebem que sua compreensão pode ser diferente da dos outros.

A reflexão fornece um processo construtivo para incorporar a mudança e o crescimento pessoal ao aprendizado.

As experiências de reflexão significativa encorajam os alunos a querer refletir novamente e a escolher integrar o hábito de um comportamento pensativo e reflexivo.

Como a reflexão é vista por professores e alunos?


A reflexão é frequentemente considerada como algo a ser feito ou concluído, ao invés de um processo a ser vivenciado. Considere a arte, música, poesia, danças, fotografia e literatura que foram criados em momentos de reflexão. Esse tipo de reflexão pode ser possível para os alunos?

TABELA DE COMPARAÇÃO