São José dos Campos

/

jul 11, 2022

Os benefícios do Mindfulness em sala de aula

AUTOR

huia

ASSUNTO

Educação

COMPARTILHE

Muito tem-se falado em termos de atenção ao bem-estar socioemocional como um dos pilares para a aprendizagem e o desenvolvimento no contexto escolar. No texto dessa semana, trazemos algumas reflexões sobre esses aspectos e como o mindfulness pode ser uma prática poderosa para o estabelecimento da atenção, do foco, da memória e da tomada de decisão, entre outros benefícios. Alt text As funções executivas desempenham papel fundamental no processo cognitivo responsável pelo planejamento e execução das diferentes atividades do nosso cotidiano, o que inclui o raciocínio, a lógica, as estratégias e as tomadas de decisões, além da manutenção de ações permanentes de controle mental. Auxiliam também na manutenção da iniciativa, no estabelecimento de objetivos, no monitoramento de tarefas por meio de autocontrole – sempre revendo as estratégias de acordo com o plano original. Elas são desenvolvidas com mais intensidade nos primeiros anos de vida – de forma gradual durante a infância e adolescência até a fase de adulto jovem – e quando observamos falhas neste desenvolvimento, é comum surgirem problemas envolvendo planejamento, organização, manejo de tempo, memória e controle das emoções. O cotidiano da vida de um indivíduo oferece diferentes desafios ou situações imprevistas que exigem muita habilidade para um manejo adequado, daí a importância de termos as funções executivas bem desenvolvidas.

No mundo agitado de hoje, os alunos estão lutando com as demandas da escola e da vida pessoal. Muitas vezes, eles acabam se sentindo sobrecarregados. Fatores externos, como mídia social, pressão dos colegas e problemas familiares, só pioram as coisas.

Por meio de exercícios simples de conscientização, por exemplo, pela respiração e atenção, observa-se melhorias nas diferentes habilidades envolvendo: planejamento, organização, manejo do tempo, memória de trabalho, metacognição, controle inibitório, iniciação de tarefas, atenção sustentada, velocidade de processamento, flexibilidade, entre outras, todas envolvendo as funções executivas.

Diferentes estudos revelam que a prática do mindfulness introduzida em programas educacionais é particularmente benéfica, pois além do estímulo a regiões cerebrais que impactam as funções executivas, foi observado que essa prática aumenta os níveis de serotonina no cérebro, o que faz você se sentir mais feliz e positivo, melhora suas habilidades de tomada de decisão e aumenta o desempenho cognitivo, preparando-o para o sucesso. Também melhora a saúde mental geral e alivia os sintomas de ansiedade. Depois de apenas algumas sessões, a maioria dos alunos se sente mais feliz e relaxados. As evidências mostram que a meditação pode reduzir a agressividade entre os jovens e até mesmo afastar a fadiga. Também é uma ótima maneira de impulsionar o sistema imunológico.

Alt text A meditação pode ajudar as crianças e jovens a controlar suas emoções e manter a atenção por mais tempo. A meditação é benéfica também para o alívio do estresse. Quando o indivíduo está estressado ou preocupado, os níveis de cortisol aumentam. A meditação ajuda a diminuir esses níveis e melhora a capacidade do corpo de lidar com os sintomas do estresse. Alt text A prática do mindfulness melhora o bem-estar mental, as habilidades acadêmicas e sociais dos alunos. Portanto, pensando no bem estar social, cognitivo e emocional dos alunos, podemos introduzir na rotina de sala de aula o mindfulness como recurso para ajudar a reduzir a ansiedade, melhorar o foco mental e a função cerebral. Também pode melhorar a concentração nas tarefas escolares, a autoconfiança e ajudar o aluno a ter uma visão mais positiva da vida.